BoJ vai tomar decisão de política “mais apropriada” a cada reunião, diz Kuroda

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse hoje que o banco central japonês vai examinar os desdobramentos econômicos e tomar a decisão “mais apropriada” a cada reunião de política monetária, sugerindo que está aberto a novas medidas de estímulo, se necessário.

Em discurso feito durante seminário, Kuroda afirmou que o BoJ tomará decisões “avaliando a atual situação da atividade econômica e dos preços e sua perspectiva, vários fatores de riscos, e desdobramentos nos mercados financeiro e de capitais”.

“Permita-me reiterar que o banco fará ajustes sem hesitação, se forem considerados necessários, para atingir a meta de estabilidade de preços de 2% o mais cedo possível,” declarou Kuroda.

Na reunião do último dia 30, o BoJ manteve sua política monetária inalterada, surpreendendo boa parte dos economistas, que previam novas medidas diante de sinais recentes de enfraquecimento da economia japonesa. Na ocasião, o BoJ também reduziu suas projeções de inflação, ando a prever que só atingirá sua meta de 2% entre o fim de 2016 e o começo de 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR