São Paulo – Real Madrid? Robinho jura que está pensando é no Santos. O atacante garantiu ontem que não tem nenhum documento assinado com o clube espanhol -nem pré-contrato, ele ressalta -, e que vai "mergulhar de cabeça" na Libertadores e no Paulistão. "Não vamos priorizar campeonato. Queremos ser campeões dos dois."
Sobre a suposta oferta do Real Madrid, Robinho se disse lisonjeado pelo interesse mas afirmou que tudo não a de especulação. "Nem ligo para o que andam falando. Quero é ficar no Santos. Quando chegar a hora de sair, todos vão ficar sabendo. Mas agora penso só no Santos", avisou o atacante.
Wagner Ribeiro, empresário do jogador, confirma as conversas com o Real Madrid, mas também nega o acerto. E fazendo coro às palavras do presidente Marcelo Teixeira, revela que Robinho não sai da Vila Belmiro antes de julho.
"Só depois disso é que começaremos a ouvir propostas pelo Robinho", tem dito Marcelo Teixeira, que faz questão de contar com o jogador na tentativa de conquistar o tricampeonato da Libertadores.
Ainda de acordo com Robinho, a ida de Vanderlei Luxemburgo para o Real Madrid não vai acelerar sua transferência. "O que posso falar sobre o Vanderlei é que estou muito feliz de ver um amigo se dando bem na Europa. Ele estreou com o pé direito no Real, teve duas vitórias em dois jogos e tem tudo pra fazer muito sucesso por lá", afirmou o jogador.
Robinho, aliás, aprovou a contratação do técnico Oswaldo de Oliveira para o lugar de Luxemburgo. "O Oswaldo é um ótimo treinador, já mostrou muita qualidade nos clubes por onde ou", elogiou o astro do elenco santista.
O atacante afirmou, ainda, estar muito contente com os reforços adquiridos pelo Santos (Henao, Tcheco e Fábio Baiano). "São todos grandes jogadores e a gente espera que eles venham para somar e manter o alto nível da equipe do ano ado, que, além do mais, era muito unida."
Robinho foi um dos sete jogadores do Santos que fizeram exames médicos ontem no Hospital do Coração, em São Paulo. Além dele, Henao, Ávalos, Zé Elias, Douglas, William e Luís Augusto também estiveram na clínica. "É importante a gente ar por esse tipo de coisa. Jogador entende é de futebol, e não de medicina. Por isso a necessidade de ver se está tudo bem com a gente. Eu já tinha ado por alguns exames, mas nada tão detalhado como esses."
De bom humor, o atacante só lamentou o fato de ter tido que tomar uma injeção (vacina contra hepatite). "Odeio injeções", brincou Robinho, mostrando o braço picado.
Henao enfrenta a barreira da língua portuguesa
São Paulo – Ninguém entende Henao. E Henao não entende ninguém. A comunicação com o goleiro colombiano tem sido um problema no Santos. Com seu sotaque carregado e a fala rápida demais, o principal reforço santista para a temporada 2005 não consegue ser compreendido por seus colegas.
"Mas acho que, em campo, a gente vai se fazer entender pela linguagem da bola", afirma o zagueiro Ávalos, que diz ter falado pouco com o goleiro, apesar de terem feito exames médicos juntos ontem, em São Paulo.
Henao tem se esforçado. Tenta ser simpático com todos os que o abordam. Mas reconhece que está difícil se comunicar. "Espero aprender logo a língua. Isso é fundamental para que eu possa me entender com meus colegas", disse o goleiro.
Com uma semana de Brasil, o ex-goleiro do Once Caldas mal sai às ruas. a a maior parte do tempo no quarto de hotel em que está hospedado, em Santos. "Vi um pouco das praias e achei muito bonitas. O povo também me pareceu muito amável", contou.
Por enquanto, Henao está sozinho. Só vai trazer a família quando fixar residência. "Já estou vendo um apartamento para alugar", revelou.
Tido como um aluno da "escola Higuita de goleiros", Henao chama a atenção por ser "baixinho" para a posição: tem 1,83 m de altura. "Mas isso nunca foi problema para mim", garantiu. Outro fator que chama a atenção é seu estranho hábito de usar calções muito curtos e apertados. E ele deixou claro que, se possível, continuará usando seus calções apertados.
