O 30° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) deste ano, que aconteceu em Curitiba, foi marcado por debates intensos sobre o futuro da EaD, com destaque para o papel crescente da inteligência artificial (IA) na educação.
Nesse cenário, a apresentei o trabalho “Extensão Curricularizada na EAD: Os ODS no Projeto Arena Cultural”, em coautoria com Katiuscia Melo Figuêroa e Gregory Luiz Rebolo Rossi, que trouxe à tona a relevância da extensão curricularizada (que nesse exemplo tem carga horária de 200 horas) na EaD para a promoção do desenvolvimento sustentável.
O estudo explorou a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Projeto de Extensão Arena Cultural, que se caracteriza por ser uma atividade curricularizada, implementado em cursos de graduação EaD da UNINTER. A análise revelou o potencial da EaD, especialmente quando articulada com a extensão curricularizada, como ferramenta para engajar estudantes e comunidades em ações que impulsionam a transformação social e a construção de um futuro mais sustentável, abordando diversos ODS.
É importante ressaltar que, na atividade que o aluno desenvolve no projeto Arena Cultural, pode ser abordado qualquer ou quaisquer ODS, dependendo do contexto e da proposta de intervenção do estudante, o que reforça o caráter flexível e abrangente da extensão curricularizada nesse contexto.
Para servir de subsídio para o estudante, são realizados programas (aula ao vivo) que tratam de alguns ODS. Nesse momento trata-se de explorar as informações do ODS em questão, trazendo convidados para abordarem o tema e alunos que contam seus relatos, além das oficinas práticas realizadas pelos professores.
Foram eles:
ODS 4 (Educação de Qualidade)
ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)
ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)
ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis)
ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima)
Para apreciação, seguem os links do YouTube mencionados no trabalho, referentes aos programas Arena Cultural:
A EaD comprova ser um forte instrumento para promover a aplicação prática do conhecimento e a transformação social, lembrando a importância de projetos que aliam a tecnologia às demandas sociais e ambientais, com a extensão curricularizada como estratégia pedagógica fundamental, enriquecendo o debate sobre o potencial transformador da EaD e inspirando novas abordagens para a integração da educação a distância com os ODS, especialmente no que tange à construção de cidades sustentáveis, ao consumo responsável e ao combate às mudanças climáticas.
