Bar com cara de Brasil vira novo point em rua tradicional de festa em Curitiba

O Jataí em Curitiba é sucesso com um ano de vida. Foto: Gustavo Marques/Tribuna do Paraná

Um bar humanizado, cara de Brasil e uma identidade visual autêntica do balcão para mesas de botequim. O Jataí, no ponto noturno mais democrático de Curitiba, Centro, na Prudente de Moraes, é um boteco novato que completou um ano em fevereiro, e já entrou no seleto grupo de bares que vale visitar com frequência.

O Jataí reflete bem a essência do boteco, um bar com alma. A origem do nome deve-se as abelhas Jataí, pequenas e sem ferrão, nativas do Brasil que desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade. Além de serem essenciais para a polinização, essas abelhas produzem um mel especial, apreciado por suas propriedades únicas. Sim, o bar também é fundamental para a socialização das pessoas e o propósito de unir é compartilhado com perfeição pelos es e colaboradores.

O bar possui quatro sócios acostumados a gerenciar modelos de negócios de sucesso em Curitiba. O quarteto é formado por Pedro Sorroche Vieira, Conrado Weber, Mateus Campos e Matheus Krauze, jovens de cabeça e de ideias que agregaram projetos para formalizar o Jataí. Pedro é natural de São Paulo, e adotou Curitiba para viver e explorar a vida em especialidades com foco na gastronomia e na fotografia.

“Na adolescência, falava aos meus pais que sonhava em conhecer outras culturas. Minha mãe orientou que eu precisava trabalhar em um restaurante, uma forma interessante de conseguir emprego em qualquer parte do mundo. Pedi para um amigo uma entrevista em um restaurante da mãe dele (Le Réchaud). Deu certo, iniciei como auxiliar de garçom e depois fui trabalhar em vários países como Inglaterra, Estados Unidos e Espanha, relembrou Pedro, filho do fotógrafo e publicitário José Vieira e da Amalia Solt Sorroche (falecida).

Ao retornar para Curitiba, Pedro abriu o primeiro bar, em 2011. O Fidel, no bairro São Francisco, temática latina e permaneceu aberto por três anos. O sonho de formalizar um bar que integrasse fotografia com a gastronomia se transformaria em realidade anos depois com o Ginger Bar, na Saldanha Marinho, no Centro. Aliás, o Ginger entrou na lista em 2023 como um dos cem melhores bares do Brasil pela Revista Exame.

Quarenta metros quadrados de Brasil

O Jataí surgiu após uma conversa informal do trio Conrado Weber, Mateus Campos e Matheus Krauz, donos da Padaria Local, com o Pedro. A busca por um ponto ideal na região central para a criação de um bar contou com uma dose de sorte.

“Digo que a imobiliária escolheu a gente, tive a felicidade de conhecer a corretora que estava querendo alguém para um ponto na Prudente de Morais, que surgiria como espaço para os curitibanos. Quando viemos, o teto era preto, um armário pesado, um ambiente fechado. Era diferente da nossa proposta, a gente queria um com cara de Brasil. Brincamos até que pelo espaço de 40 metros quadrados dava para vender umas 10 caixas de cerveja por dia, né? Fizemos a proposta e fechou. Pegamos a chave no dia 1° dezembro de 2023”, disse Pedro.

Nas redes socais começou o “burburinho” com o início das obras. Imagens foram postadas dando detalhes de que ficaria o bar, os famosos spoilers. “Algumas coisas foram alteradas no projeto, o papel aceita tudo. A estrutura comporta cinco mesas na área interna, balcão com quatro lugares e 10 mesas na parte da rua. Tem as caixas de cerveja que se transformam em mesas, e as janelas parecem camarotes pela ótima observação. A inauguração foi no dia 08 de fevereiro, e um pouco mais de um ano de vida, o Jataí vende por mês 300 caixas de cerveja”, valorizou Pedro, o marido da polivalente Milena Costa.

Ao entrar no Jataí, a vida reforça o sentido de sorrir. Com um imóvel clássico, textura na parede com base de cal, prateleiras de madeira, estufa com bolinhos de carne, ou melhor, uma grande pelota, balcão de madeira bem trabalhado, um bar iluminado e cachaças tradicionais selecionadas e listra verde clara na parede, o Brasil está ali desenhado.

“O balcão é um altar de qualquer bar, que precisa estar bonito e organizado. Tem bastante garrafa e a entrada do bar é o que chama a atenção. Os nossos colaboradores são as estrelas, estão no dia a dia. Buscamos dar força para eles, dar voz. Chamamos eles para conversar sobre o cardápio, a pré-produção precisa estar bem executada para um bar de 40 metros quadrados. A Babu, Paula e a Gabi estiveram conosco para definir também os nomes dos coquetéis”, valorizou Pedro que ainda tem na atual equipe o Bruno Kusminski, Cadu, Gabriel Felipe, Jaime Ribas, Lais Caroline, Lilo Pawlow, Shirlei Batista e o Weliton Gonçalves (Nene).

Caju amigo e carne de onça gigante

Da Paula e da Babu, bartenders do Jataí, as mãos mágicas preparam drinques autorais e especiais. Uma dica é provar o Caju Amigo, um clássico da coquetelaria brasileira. No primeiro gole, é uma viagem deslumbrante ao Nordeste. Vale reforçar que é um gole sazonal do Jataí devido à fruta, que a a ser colhida entre agosto e dezembro, ou seja, agora é a hora!

“Fizemos alguns acréscimos no cardápio, estamos incrementando aos poucos, e gostamos da manutenção para ter a referência da casa. Aprovo a carne de onça e o bolinho de carne, e está entrando muito bem o pastel e pão com bife”, acrescentou Pedro, que ainda istra o Pepita Tapas y Vinos, em Curitiba.

Quanto ao futuro, a certeza que cerveja gelada e porções bem feitas irão seguir na “abelhinha”. “O Jataí é botecagem. É cerveja gelada no copo americano e fritura bem feita, comida que traz boas lembranças e batidinhas cremosas. Mesa pra grupo, balcão de madeira com marca de uso e uma barra pra apoiar o pé. Jataí é um monte de coisas, mas o que não pode faltar é uma boa resenha no balcão, na janela ou na mesa pra acompanhar o gole e os acepipes”, completou Pedro.

Serviço: Jataí

Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1079 – Centro, Curitiba.

Horário de Funcionamento: de terças às quintas-feiras das 17 horas até 00h00 / sextas: 17h até 00:30 / Sábado: 15h até 00:30

Instagram:@barjatai

Quer sugerir um bar?

e o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR